Como atividade em alusão a campanha Janeiro Branco, a Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (16), um momento de autocuidado para as servidoras. Através de uma roda de conversa, ministrada por profissionais da psicologia, e serviços de massagens e ventosaterapia, as participantes conseguiram realizar atividades de relaxamento e autoconhecimento.
Em sua fala, a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, refletiu sobre os fatores que levam ao adoecimento mental das mulheres, além de destacar a importância de momentos de autocuidado dentro e fora do órgão. “São vários os fatores que impactam as mulheres e que afetam diretamente a saúde. São elas que mais sofrem com o desemprego e informalidade, por exemplo. Então, é importante termos esse olhar de cuidado, de sensibilidade, para minimizar os conflitos e impactos na saúde da mulher”, disse.
A roda de conversa iniciou com a contribuição da gerente da Diretoria de Atenção à Saúde Mental do Estado, Jaciara Vidal, que apresentou atividades cotidianas que contribuem com uma boa saúde mental. Além disso, ela enfatizou a relevância do apoio social, sugerindo que as pessoas se conectem com amigos e familiares para compartilhar experiências e sentimentos, sem anular a necessidade do acompanhamento com um profissional.
Ela ainda completou destacando sobre como a sobrecarga feminina leva ao negligenciamento dos cuidados com a própria saúde mental. “O fato de nós mulheres assumirmos inúmeras demandas, muitas vezes encontramos fragilizadas, além de negligenciarmos o autocuidado. Então, nada mais importante do que falar sobre esse tema para mulheres que muitas vezes estão sobrecarregadas e esquecendo de si mesmas”, explicou Jaciara Vidal.
As servidoras mostraram-se satisfeitas e expressaram o desejo de ter mais momentos de autocuidado e respiro em meio a rotina de trabalho. Como o caso da coordenadora de ação e de prevenção da Diretoria de Enfrentamento à Violência (Sempi), Claudete Rodrigo, que contou a relevância de trabalhar a saúde mental com as profissionais que convivem, diariamente, com a pauta da violência contra a mulher. “É de suma importância trabalharmos a saúde e o equilíbrio mental. Então, estarmos aqui hoje reunidas como profissionais que trabalham nesta área da violência doméstica tem um significado muito maior, o de empatia e de cuidado entre todas as profissionais. Que venham mais oportunidades”, declarou.
O momento foi finalizado com práticas de meditação, respiração e serviços de massagens e ventosaterapia promovidos pela equipe do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi). Ao longo de todo o mês de janeiro, a Sempi realizará atividades de reflexão e cuidado com a saúde da mulher, por meio da campanha ‘Uma Gota de Esperança’, que visa convidar a população piauiense a refletir sobre o adoecimento mental das mulheres do estado.
Canal de atendimento: Minutos pela vida
O ‘Minutos pela Vida’ é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) através da Diretoria de Atenção à Saúde Mental, que oferece atendimento psicológico gratuito por chamada telefônica, com uma escuta qualificada para adolescentes, adultos e idosos do Piauí que precisam de orientação, suporte emocional e cuidado em saúde mental.
Para acessar o recurso, basta ligar para o número: (86) 9 9442-5010.
Tags: #mulheres, #Piauí, #SEMPI