5ª edição do Pró-Equidade: Secretaria das Mulheres promove reunião de sensibilização para a adesão ao programa

Para promover a adesão e o início da 5ª edição do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, a Secretaria das Mulheres organizou, nesta sexta-feira (24), uma reunião com representantes das secretarias do governodo do estado. O objetivo do diálogo foi sensibilizar e engajar as equipes na participação ativa da 5ª edição do programa.

O momento de encontro se organizou pela apresentação do programa, em se tratando da importância e de como ele deve se organizar. Dentro da apresentação foi exibido os processos, plano de ação, propostas de formação e os resultados esperados. Ao longo do diálogo, os órgãos que já participam da iniciativa compartilharam suas experiências e sugestões que contribuirão com uma melhor atuação nesta próxima edição.

Em sua fala, a secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa destacou a relevância da atuação do programa junto às secretarias do estado, visto o compromisso com o cuidado da igualdade de gênero e raça, além de voltar a atenção à diversidade. “O programa fortalece homens e mulheres que buscam a equidade de gênero dentro do serviço público, promovendo um ambiente mais inclusivo e respeitoso”.

A 4ª edição registrou a adesão de 21 órgãos, a expectativa da nova etapa é engajar mais secretarias, visando a ampliação dos objetivos do programa. É o que declara a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Pró-Equidade, Letícia Gualter, ao destacar a importância do momento de apresentação e escuta dos órgãos que já atuam junto à iniciativa.

“É importante que tenhamos dado esse pontapé nesse mês de janeiro, com a expectativa de alcançar mais órgãos possíveis, aumentando o número de adesão em comparação ao ano passado. Com o espaço de escuta, já começamos a planejar melhorias para esta nova edição, visando realizar ações mais práticas voltadas para formação e cuidado com os servidores ”, declarou.

Na oportunidade, os representantes de cada secretaria foram apresentados ao projeto ‘Equidados’, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) a partir do trabalho desenvolvido pelo Pró-Equidade. O projeto visa levantar e conhecer o perfil detalhado de gênero, raça e comportamento do servidor do Estado.

A diretora de Planejamento Estratégico Participativo da Superintendência CEPRO na Seplan, Bruna Iwata, explica como o projeto contribui com as futuras ações do governo para os servidores. “Com a inspiração do Pró-Equidade, fizemos com que ele crescesse e se tornasse o projeto de amplitude do Estado. Assim, esperamos que ele se desenvolva por todo o estado para pensar políticas públicas para os servidores do nosso território”.

Durante o lançamento do Março Mulher, as secretarias que desenvolveram ações relevantes de equidade serão reconhecidas com troféus e certificações, ao tempo que será lançada a 5ª edição do programa, que visa que as gestores possam aplicar na mudança de cultura organizacional com equidade de gênero, raça e diversidade.

 
 

Leia Também