Secretaria das Mulheres lança campanha de carnaval contra importunação sexual, neste 19 de fevereiro

Este ano com o tema a “Carnavou Piauí – #Só se eu quiser…#NãoéNão”, a campanha visa amplificar a conscientização da população sobre a prevenção e o enfrentamento de assédios nos ambientes festivos.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), órgãos parceiros e sociedade civil, lançará, nesta quarta-feira (19), a campanha de carnaval contra a importunação sexual. O lançamento está previsto para às 8h, em frente a Secretaria de Cultura (Secult) e seguirá em direção ao Palácio de Karnak. Durante o trajeto será realizado ação de prevenção à violência de gênero, além de contar com a animação da charanga e a presença de parceiros, blocos envolvidos na campanha.

Este ano com o tema “Carnavou Piauí – #Só se eu quiser…#NãoéNão”, a campanha visa amplificar a conscientização da população sobre a prevenção e o enfrentamento de assédios nos ambientes festivos.

A secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressalta que a importunação sexual é crime fundamentada na Lei 13.718/2018, e que por meio da campanha é possível intensificar as ações de enfrentamento a essa prática. “A campanha vem no sentido de coibir a importunação sexual, e dá continuidade às atividades que realizamos em 2024, através do bloco ‘Ei, mermã, só se eu quiser… #Não é não!’. É preciso intensificarmos as ações e a conscientização de que depois do não, tudo é assédio”.

Através da distribuição de materiais informativos durante blitz educativas, a Secretaria promoverá ações de prevenção ao longo das prévias e festividades carnavalescas, ressaltando a importância de criar um espaço seguro e sem importunação sexual. Além de intensificar a divulgação da rede de acolhimento às mulheres em situação de violência, como o Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, que atende 24 horas por dia através do número de WhatsApp: 0800 000 1673.

 
 

Leia Também