A Secretaria das Mulheres recebeu nesta semana o prefeito de Isaías Coelho, Damazinho, a secretária de Assistência Social do município de Socorro do Piauí, Yllane Almeida, e a secretária das Mulheres de Aroeiras do Itaim, Francisca Lisboa, para iniciar as tratativas de construção da secretaria municipal das mulheres.
Os diálogos tiveram como foco a apresentação das diversas ações e projetos desenvolvidos pela Sempi em todo o estado, visando impulsionar a criação dos organismos nos municípios. Também foram destacados programas voltados ao empoderamento feminino, enfrentamento à violência familiar e doméstica, acesso à saúde e educação, além dos preparativos para as campanhas dos próximos meses, carnaval e Março Mulher.
De acordo com a gerente de articulação e interiorização de ações de gênero da Sempi, Adriana Ribeiro, a Secretaria oferece todo o suporte e acompanhamento de implementação dos organismos no município, garantindo efetivação e cumprimento de políticas. “A Sempi tem o papel de oferecer assessoramento, que inclui desde o encaminhamento da minuta do projeto de lei até orientações sobre como estabelecer a secretaria e sua importância para a sociedade. Também desempenhamos o trabalho de enviar uma guia de orientação que complementa o projeto, esclarecendo os passos necessários para sua implementação”.
A representante de Socorro do Piauí explicou a motivação da visita e as expectativas em criar este órgão no município. “Nossa visita foi motivada pelo desejo de fazermos a adesão da Secretaria Municipal das Mulheres, uma pasta importante para as mulheres de Socorro do Piauí. Com a chegada desse organismo no município, temos a expectativa de melhorar, escutar as problemáticas e solucioná-las para ajudar as mulheres”, declarou Yllane Almeida.
A secretária das Mulheres de Aroeiras do Itaim destacou a relevância das campanhas promovidas pela secretaria, especialmente a voltada para o carnaval contra a importunação sexual. “O carnaval é um momento de alegria e celebração cultural, mas é fundamental que possamos aproveitar essa festa sem violência e sem assédio sexual. Por meio desta campanha, temos uma grande oportunidade de conscientizar a população sobre esses temas”, disse Francisca Lisboa.
Já o prefeito de Isaías Coelho destacou a necessidade da criação do organismo na cidade, prevendo uma representação de políticas para as mulheres na localidade.
A ampliação dos organismos de políticas para as mulheres nos municípios visa a promoção da igualdade de gênero, garantindo que as necessidades e direitos das mulheres sejam devidamente atendidos também nas pequenas cidades do estado.