Nesta terça-feira (18), a Secretaria das Mulheres articulou ações da campanha ‘Março Mulher – Sem Assédio Moral e Sexual’ juntamente com a Ouvidoria Geral e as Secretarias de Administração e do Planejamento, visando uma campanha integrada e ampliada na prevenção do assédio moral, sexual e o enfrentamento ao feminicídio.
Em sua fala, a secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, enfatizou a importância de construir a campanha com as demais secretarias do estado, assim como a necessidade de envolver também o município nas ações. “Este ano, a campanha estará trabalhando também outros tipos de violência, como o assédio moral e o assédio sexual. Estamos construindo juntas às demais secretarias uma campanha permanente com essa temática, para unirmos homens e mulheres no enfrentamento à violência de gênero”.
Durante a reunião, foi apresentado o plano de ação da campanha, que inclui uma série de iniciativas voltadas para promover a conscientização e a educação sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento da violência de gênero, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Março Mulher é um mês dedicado à conscientização sobre os direitos das mulheres e ao combate à violência de gênero. A data é marcada pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e durante todo o mês são promovidas diversas atividades que visam sensibilizar a sociedade sobre as desigualdades enfrentadas por mulheres em diferentes esferas.
Com o foco voltado ao assédio sexual e assédio moral, este ano, a Sempi busca não apenas atuar com a temática durante o mês, mas levá-lo a frente como campanha permanente em todo o Piauí.
O Ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra, pontuou que a campanha veio em momento oportuno e que a luta pelo fim da violência deve ser coletiva. “É importante que os gestores, os servidores públicos, a sociedade como um todo se empenhe com essa questão. Porque o feminicídio, a importunação sexual, a violência contra a mulher deve ser uma luta de todos”, afirmou.