As Secretarias das Mulheres e a de Segurança reuniram-se, nesta quinta-feira (20), para alinhar as novas turmas de formação voltada para as forças policiais da área de prevenção à violência contra a mulher.
O momento reuniu representantes do Corpo de Bombeiros Militares, da Polícia Militar e da Polícia Civil. Durante a reunião, foram discutidas as melhores estratégias para o lançamento e a execução dessas novas turmas, visando capacitar os profissionais de segurança para atuar de forma mais eficaz na proteção das mulheres e no combate à violência de gênero no estado.
A gerente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sempi, Roberta Mara, explicou como essa formação acontece. “Essa formação é no sentido de tratar acerca do conceito de violência, sobre gênero, a abordagem do atendimento. E visualizamos isso como importante”. Ela ainda pontuou que ao longo da reunião, foi analisada a avaliação do curso que já foi realizado para que sejam feitos ajustes para as próximas edições.
Já a Superintendente de Cidadania e Defesa Social, Tenente-Coronel Elizete Lima, destacou o número proposto para essa próxima edição. “A proposta é capacitar mais de mil profissionais da segurança para que possam oferecer um atendimento mais humanizado às mulheres em situação de violência doméstica e outras formas de violência de gênero”.
O previsto é que nos próximos meses seja iniciado o novo ciclo de turmas desses cursos, começando por Teresina em março e prosseguindo até outubro em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). É fundamental que as políticas públicas adotem abordagens humanizadas em casos de violência doméstica, visando não apenas acolher as vítimas, mas também contribuir com a não revitimização da mulher.