A Secretaria das Mulheres realizou uma visita técnica, essa semana, ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Através do diálogo entre a equipe do Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência “Francisca Trindade” (CRMFT) e as gerentes do Serviço Social e Psicologia do Hospital, o espaço proporcionou uma discussão entre os dois órgãos sobre as formas de acolhimento e encaminhamento da mulher vítima violência.
A psicóloga do Centro de Referência, Josélia Brito, explica que através do diálogo é possível melhorar e humanizar o atendimento da rede. “O foco é transpor muros, é o Centro de Referência para dialogar com a rede que faz esse atendimento a essas mulheres, com a premissa de oferecer um atendimento mais humanizado”, afirmou.
O Centro irá realizar uma série de visitas técnicas às instituições que são compostas por espaços de atendimento às mulheres em situação de violência no Piauí, visando uma melhoria no acolhimento e encaminhamento dos casos.
“Essa iniciativa reforça a importância da colaboração entre os serviços de saúde e as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, contribuindo para a construção de uma abordagem mais eficaz e coordenada, garantindo que o atendimento prestado seja realizado com a devida sensibilidade e competência”, avaliou a assistente social do HUT, Jaqueline.
Sobre o CRMFT
O Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência “Francisca Trindade é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência de Teresina, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.