A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) participou, nesta sexta-feira (21), da 2ª edição do Café Inova de 2025, evento promovido pela Secretaria da Administração (Sead). Com o tema ‘Linguagem Simples como Ferramenta de Inclusão e Geração de Benefícios aos Cidadãos’, autoridades e servidores públicas/os interessadas/os discutiram sobre a importância de uma comunicação acertava e acessível para todas/os
O momento foi conduzido pelo juiz do TJ-PI, Thiago Aleluia, que abordou como a utilização de uma linguagem mais simples pode facilitar o entendimento das políticas públicas, promovendo uma maior inclusão social e garantindo que os cidadãos tenham acesso efetivo à informação. A palestra destacou exemplos práticos e estratégias que podem ser implementadas nos serviços públicos para eliminar barreiras comunicativas.
A Diretora de Planejamento e Ações Temáticas, Ivana Amorim, destacou a importância do momento para o trabalho voltado às mulheres. “Esses momentos servem para troca de experiências para conseguimos pensar diversas formas de comunicação com a sociedade e especial quando falando de mulheres precisamos de diversas linguagens porque somos diversas. A SEMI busca sempre dialogar de diferentes maneiras para chegarmos em diferentes mulheres e consegumos avançar juntas”, disse.
Os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e propor soluções que possam ser adotadas em suas respectivas áreas. O evento reforçou o compromisso das instituições em promover uma administração pública mais transparente e inclusiva, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e do exercício dos direitos sociais.