Nesta última quarta-feira (19), a Secretaria das Mulheres reuniu-se com o vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, Professor Jesus Abreu, e a Associação de Mulheres do Itararé (AMUI) com o objetivo de buscar parcerias para a construção da Lavanderia Comunitária, a ser construída no Bairro Dirceu.
Durante a reunião, a Universidade apresentou a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FUNTESPI), para trabalhar na construção dessa parceria. A FUNTESPI tem um papel importante na promoção de projetos que visam o desenvolvimento social e econômico da comunidade.
A proposta discutida inclui não apenas a construção da lavanderia, mas também a capacitação das mulheres locais, proporcionando formação profissional que permitirá à comunidade se beneficiar plenamente desse espaço.
A diretora de Planejamento e Ações Temáticas, Ivana Amorim, explicou que um dos encaminhamentos da reunião é o retorno do diálogo com uma proposta para avançar na contratação da FUNTESPI para que ela possa ser aliada na formação das mulheres. “A expectativa é que essa parceria não apenas crie um espaço funcional, mas também fortaleça os laços comunitários e promova a inclusão social entre as mulheres do Bairro Dirceu”, declarou.
As lavanderias comunitárias têm como objetivo promover a autonomia econômica das mulheres, reduzir o tempo e o esforço dedicados às tarefas domésticas, além de incentivar a formação de redes de apoio e colaboração entre elas.