Secretaria das Mulheres participa de debate sobre raça e gênero em contexto de crise climática

Secretaria das Mulheres marca presença, nesta terça-feira (25), na roda de conversa sobre raça e gênero no contexto do racismo ambiental, crise climática e desigualdade, promovida pela Secretaria da Assistência Social (Sasc).

O momento conta com a presença do diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa; do psicólogo e professor universitário Ismael Mendes; e da superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Assunção Aguiar.

É importante a participação da Sempi em debates como esses para enfatizar o contexto de gênero no diálogo com questões ambientais, raciais uma vez que as mulheres, especialmente as negras e indígenas, são frequentemente as mais impactadas pelas consequências das mudanças climáticas e pelo racismo ambiental.

A coordenadora de Igualdade Racial, Diversidade e Inclusão da Sempi, Letícia Gualter, pontua a relevância de momentos que debatem gênero, raça e questões ambientais. “É muito importante difundir esse tema que é tão atual para que as pessoas entendam o significado e o quanto é necessário analisarmos com esse olhar de que os problemas e desastres ambientais atingem, em sua maioria, a população negra, principalmente as mulheres negras”.

Ela ainda destaca que que é por meio de rodas de conversa que o estado realiza as escutas qualificadas e são pensadas as políticas públicas para essa comunidade levando em consideração as necessidades específicas das mulheres do território.

Para participar da roda de conversa, a população pode se dirigir ao Memorial Esperança Garcia até as 18 horas.

 
 

Leia Também