A Secretária Estadual das Mulheres (Sempi) recebeu, nesta terça-feira (25), a presidente da Associação do DOWN – THE AMO, Veruska Feitosa. O encontro teve como objetivo desenvolver ações que promovam a inclusão e o empoderamento das mulheres com síndrome de Down, assim como as mães atípicas.
O diálogo marcou o início da parceria entre a Sempi e a Associação, visando levar as pautas de enfrentamento à violência contra as mulheres em ações como a ‘Caminhada Down The Amo’, prevista para o dia 22 de março deste ano. Em paralelo a isso, as instituições buscam construir estratégias para ampliar as oportunidades de aprendizado, capacitação e integração social para as mulheres com Down.
A coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão da Sempi, Letícia Gualter, explicou como o estado fortalece as iniciativas das associações. “É fundamental que o poder público busque parcerias com associações dedicadas à inclusão desses jovens. Ao fazer isso, estaremos disseminando informações e promovendo a autonomia dessa comunidade. É essencial que elas saibam que o Estado está aqui para atender a todas as suas necessidades”, afirmou.
A presidente da Associação enfatizou a importância da parceria. “É necessário esse diálogo para desenvolvermos a conscientização das mães e das pessoas com síndrome de Down sobre os cuidados e a prevenção da violência contra as mulheres, tanto às mães como as meninas com a síndrome”, explicou Veruska Feitosa.
O diálogo reforçou o compromisso das instituições em trabalhar pela valorização dessa comunidade, por meio do estímulo da autonomia e participação ativa nos mais diversos setores da sociedade.