Casa da Mulher Brasileira de Teresina prepara-se para a implantação do Sistema UNA

Nesta quinta-feira (27), a Casa da Mulher Brasileira de Teresina sediou a formação de implantação do Sistema UNA, responsável por reunir os dados referentes aos atendimentos realizados na CMB. O momento foi conduzido por representantes do Ministério das Mulheres que apresentaram e realizaram esclarecimentos sobre a ferramenta, e contou com a participação do Observatório da Mulher Piauiense, da Secretaria de Estado das Mulheres. 

O sistema nacional foi desenvolvido em parceria com a Dataprev, e teve seu lançamento em dezembro de 2024 com o objetivo de reunir os dados das Casas em todo o país. Este ano, chega em Teresina para integrar os serviços da Casa da Mulher Brasileira, permitindo um melhor registro e análise dos atendimentos efetuados. 

A coordenadora geral de Prevenção à Violência contra as Mulheres, do Ministério das Mulheres, Simone Cristina Souza, explicou as principais metas da implementação do sistema.  “Os propósitos são diversos, incluindo a agilidade no atendimento, a melhoria da comunicação entre os serviços da Casa da Mulher Brasileira e a integração entre as diferentes Casas. Além disso, busca-se a produção de dados confiáveis que possibilitem a elaboração de políticas públicas alinhadas às necessidades regionais”, afirmou. 

A CMB já contava com um sistema semelhante, o ELA, mas foi considerado inadequado após avaliações técnicas. O UNA foi elaborado para substituir a proposta do sistema anterior, e atender melhor às demandas das Casas.

A implantação do sistema na Casa da Mulher Brasileira de Teresina conta com uma programação que teve início semana passada, e se estenderá até amanhã (28), com dinâmicas de esclarecimento e acompanhamento do preenchimento das fichas na Plataforma UNA.

 
 

Leia Também