Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Estado das Mulheres reuniu-se, de forma virtual, com representantes de Organismos de Políticas para as Mulheres para alinhar ações referentes à Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. A iniciativa está em conformidade com a Lei nº 14.164, sancionada em 10 de junho de 2021, que estabelece diretrizes para a promoção de ações educativas sobre a temática.
O principal objetivo do encontro foi fortalecer as Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, visando a implementação e o desenvolvimento de estratégias para a Semana Escolar. A proposta busca garantir que as instituições de ensino adotem iniciativas voltadas à educação e à conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero.
A coordenadora dos Organismos de Políticas para as Mulheres da Sempi, Louise Soares, explicou quais orientações foram levantadas ao longo do diálogo. “Estamos colaborando com as mulheres representantes para discutir e esclarecer sobre a lei, orientando-as a realizarem um trabalho efetivo em seus municípios e nas escolas, fazendo referência a essa legislação. Orientamos que elas podem buscar parcerias com a Patrulha Maria da Penha em seus territórios, fortalecendo assim a implementação das diretrizes legais em suas comunidades”.
A iniciativa visa levar as discussões sobre a violência doméstica e a Lei Maria da Penha às escolas, objetivando conscientizar, desde as fases iniciais, os piauienses na luta coletiva pelo enfrentamento a todos os tipos de violência contra as mulheres.