Sempi e Colégio Técnico de Teresina alinham negociações para realização de estágios

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria das Mulheres dialogou com a coordenadora de estágio do curso Tecnologia em Agroecologia do Colégio Técnico de Teresina (CTT-UFPI), Cristiane Lopes, para alinhar parcerias de realização de estágio dos alunos da área.

Durante a conversa, foram discutidas oportunidades de integração entre teoria e prática, visando proporcionar aos estudantes experiências que aliem a pauta de gênero e da agroecologia. A iniciativa busca não apenas fortalecer a formação acadêmica dos alunos, mas também incentivar a participação ativa das mulheres nesse setor.

A secretária das Mulheres em exercício, Nayara Costa, explica como a parceria deve acontecer. “Vamos dar procedimento a essa negociação, e eu acredito que o mais breve possível a vamos receber a turma de agroecologia aqui na Secretaria das Mulheres para estar realizando o estágio com esses discentes”.

Em sua fala, a coordenadora de estágio do curso Tecnologia em Agroecologia, Cristiane Lopes, pontuou a importância das mulheres na área, assim como a relevância do conhecimento dos discentes no processo do combate à violência de gênero.

“Pensar as políticas de gênero na agroecologia é primordial, a agroecologia é principalmente iniciada a partir das mulheres e a gente ainda sabe que no campo e na cidade tem muita violência contra a mulher. Então existem várias formas de violência e é de suma importância que os discentes da Tecnologia em Agroecologia vivenciem essa experiência e a Secretaria das Mulheres é o espaço ideal para que eles possam conhecer as políticas de combate à violência e saber como atuar no campo futuramente”.

As negociações estão no início, mas já reforça o cuidado da Sempi voltado à educação e ao enfrentamento da violência, entendendo que a formação acadêmica e as experiências práticas são fundamentais para conscientizar os jovens e promover um futuro sem violência de gênero.

 
 

Leia Também