Março Mulher: Secretaria das Mulheres leva palestra sobre enfrentamento da violência de gênero para alunos do Colégio Técnico de Teresina

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizou uma palestra sobre o Enfrentamento à violência de gênero no Colégio Técnico de Teresina (CTT-UFPI), nesta sexta-feira (14). A atividade envolveu o projeto Maria da Penha nas Escolas, e levou informações sobre os direitos e leis pensadas para as mulheres. O momento também reforça as ações previstas na campanha ‘Março Mulher – Sem assédio moral e sexual’.

O momento reuniu meninas e meninos do Ensino Médio e Técnico da instituição, e oportunizou reflexões frente ao combate a violência de gênero, assim como a divulgação dos canais de ajuda.

A coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta da Sempi, Adeliane Martins, conduziu o momento e pontua como o ambiente escolar é relevante para discutir temáticas de respeito e cuidado com as mulheres. “Conseguimos chegar logo no chão da escola envolvendo meninos e meninas dentro dessa abordagem, até para eles entenderem quais os tipos de violência, quais são os nossos canais de atendimento, que para a gente é de suma importância eles serem divulgados dentro da escola. Para eles perceberem que todas as pessoas precisam estar envolvidas nesse enfrentamento”.

A professora do CTT-UFPI, Cristiane Lopes, avaliou a importância do momento no processo de conscientização e enfrentamento da violência de gênero. “A palestra vem para conscientizar os nossos alunos e alunas de como identificar os tipos de violência e como se prevenir, inclusive no ambiente escolar, porque aqui não é diferente dos outros locais. Às vezes, a mentalidade machista, misógina dos meninos, termina trazendo algum tipo de violência que as meninas não identificam, por vezes visualizam como brincadeira, ou como ciúme. Precisa-se que elas entendam que isso deve ser considerado como uma violência, e dar um basta”.

Ela ainda completou que a partir do conhecimento aprendido no momento, torna as/os alunas/os agentes de informações para as suas comunidades, famílias e difundir essa cultura anti-violência contra a mulher.

Já a vice-diretora do Colégio Técnico de Teresina, Nathalia Marinelli,completou destacando que ações como essas reforçam o conhecimento de que as mulheres não estão sozinhas. “Essas ações são muito importantes para divulgar para as meninas e mulheres que aqui estão, que existem políticas públicas de acolhimento e proteção para esse grupo. Esses momentos vem para contribuir e diminuir esses índices de violência de gênero”.

 
 

Leia Também