Secretaria das Mulheres participa do SOS Mulher através da divulgação dos canais de ajuda

A Secretaria das Mulheres participou, nesta sexta-feira (14), da 3ª edição do evento SOS Mulher, promovido pela Rede Clube. O espaço é dedicado a oferecer cuidados e informações sobre os direitos das mulheres, em alusão ao 8 de março. 

O evento aconteceu na Praça da Bandeira, no centro de Teresina, e reuniu alguns serviços como emissão de RGs, aferição de pressão e glicemia, realização de mamografia, corte de cabelo e orientação jurídica e psicológica.

A secretária das Mulheres em exercício, Nayara Costa, explica a atuação da Sempi no evento. “É um momento importante para estarmos colocando a equipe da Secretaria das Mulheres para realizar essa escuta e também fazer uma prevenção através da divulgação dos nossos materiais. Uma atividade essencial no centro da cidade, no coração da cidade, para atender, especialmente aquelas mulheres comerciantes que muitas vezes, na correria do seu dia, não têm a oportunidade de procurar esses serviços”, disse a gestora.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Sempi, Tatiane Cavalcanti, completou pontuando a relevância da presença dos serviços da secretaria no evento. “Nós conseguimos atingir o nosso objetivo. Aqui nós recebemos mulheres que estavam precisando das orientações dos nossos serviços para qual a secretaria trabalha e divulga, que é o enfrentamento e o combate à violência”. 

Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’

Entre os materiais disponibilizados ao longo do evento, em exibição se destaca o protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, um canal de acolhimento à mulher em situação de violência. O objetivo é garantir o registro adequado das ocorrências e oferecer atendimento psicossocial. 

O protocolo está disponível em todos os municípios do estado, e pode ser acionado por meio do WhatsApp 0800 000 1673. O atendimento é gratuito, sigiloso e está disponível 24 horas por dia.

 
 

Leia Também