Sempi: Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher é lançada no Piauí

A Secretaria de Estado das Mulheres marcou presença, nesta segunda-feira (17), na solenidade de abertura da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, promovida pela Secretaria de Educação.

A Semana é realizada por base na lei 14.164 de 2021, que institui a conscientização sobre a violência de gênero dentro do ambiente escolar. A iniciativa visa sensibilizar crianças e adolescentes em idade escolar sobre o combate a todos os tipos de violência de gênero, contribuindo na formação de uma sociedade que saiba identificar e enfrentar as violações contra as mulheres.

Em sua contribuição, a diretora de planejamento e ações temáticas da Sempi, Ivana Amorim, destaca que a educação é a porta para reverter os índices de feminicídio. “A educação através dos seus espaços de formação técnica, metodológica, científica e de comportamento humano, tem uma grande influência e importância na mudança da cultura, dos hábitos, e do pensamento no que diz respeito à nossa cultura machista e patriarcal. Então a educação abraçar a semana de combate à violência contra a mulher, é de extrema relevância para a reversão dos índices de violência contra a mulher e combate à violência de gênero no estado do Piauí”.

Na solenidade, a Sempi contribuiu com a apresentação das ações do projeto Maria da Penha Vai às Escolas, na qual foram destacados aspectos importantes sobre a prevenção da violência contra a mulher e a importância da educação sobre direitos e igualdade de gênero. 

Ao longo do evento, o Painel: A Evolução Legislativa no Combate à Violência contra a Mulher no Âmbito da Educação, também foi exibido. 

A coordenadora da educação da Sempi, Erika Ruth, explica a relevância do projeto. “O projeto Vamos às Escolas representa uma reversão de cultura, uma vez que ele entra dentro das escolas e ele capacita os educadores para promover essa reversão do machismo, da cultura patriarcal através de temáticas transversais. É um investimento na educação, e na melhor forma de vida para as mulheres e o futuro na sociedade”.

No Piauí, a temática será abordada nas escolas da rede pública estadual de educação, em Teresina, entre 17 e 21 de março.

A ação ocorreu em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público, Polícia Civil do Piauí, Secretaria das Mulheres do Piauí e Coordenadoria de Juventude do Piauí.

 
 

Leia Também