A Secretaria das Mulheres esteve em reunião virtual, nesta quarta-feira (19), com as secretárias municipais das Mulheres do Piauí, para dialogar sobre o cronograma das ações dos Ônibus Lilás nos municípios
As unidades móveis e suas operacionalizações são uma luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, e tem como princípio levar ações de políticas públicas para as mulheres na zona rural. Através das ações, é possível oferecer as políticas e os serviços que geralmente estão concentrados na zona urbana, mas que por meio das rotas, chega até a zona rural.
A gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias, explica que o cronograma é estruturado frente a estudos e análises de dados presentes no Observatório da Mulher Piauiense, visando levar os serviços em locais estratégicos. “Para montarmos o cronograma, realizamos todo um estudo baseado nos territórios do estado, levando em consideração os lugares onde aconteceram feminicídios, onde foram registrados um maior número de medidas protetivas”.
A rota do mês de março percorrerá os territórios dos Carnaubais, Castelo do Piauí, Juazeiro, Campo Maior e Altos, do dia 25 a 27 de março. A iniciativa leva atendimento psicossocial e roda de conversa sobre a tipificação da violência. E em conformidade a Campanha ‘Março Mulher – sem assédio moral e sexual’, também será discutido sobre esse tipo de violência no ambiente laboral.
As unidades ainda oferecem outros serviços por meio do município. E através da parceria com a Secretaria de Estado de Segurança, é realizada a Emissão do Novo RG, também com a Defensoria e com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos municípios.
As rotas irão alcançar os 12 territórios do Estado ao longo do ano. Semanalmente, a Sempi, se reúne com os municípios para dialogar sobre os serviços. Brevemente, os próximos locais que receberão as unidades serão divulgados.