Nesta segunda-feira (24), a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou da solenidade de lançamento do Pacto pela Ordem, criada pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Segurança e da Secretaria de Justiça.
O Pacto reúne um conjunto de ações que visam fortalecer o enfrentamento ao crime organizado, ampliar o uso da inteligência policial e garantir mais eficiência nas operações de segurança.
Em seu discurso, o Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, pontuou a necessidade de respeitar e proteger os direitos do cidadão. “Não se trata apenas de conhecer os direitos, mas também de agir ativamente para que esses direitos sejam respeitados e protegidos. A responsabilidade de construir uma sociedade mais justa e pacífica é coletiva, e cada indivíduo tem um papel importante a desempenhar”, declarou.
Durante a apresentação, foram destacados os avanços significativos na área da segurança pública no estado, incluindo a redução de 20% nos homicídios dolosos, comparando os dados de 2024 com os de 2022. Essa diminuição é um indicativo positivo das estratégias implementadas, no entanto, alguns números apresentaram dados preocupantes como o feminicídio e os acidentes de trânsito.
Frente aos dados alarmantes, o Pacto prevê reforço nas ações, visando segurança e proteção da vida de mulheres e homens do Piauí.