A Secretaria das Mulheres realizou, nesta segunda-feira (21), uma palestra em alusão ao Dia Internacional das Mulheres com as participantes do Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas (PTia), na Universidade Federal do Piauí.
O objetivo do momento organizado pelo Programa foi conscientizar as idosas sobre os diferentes tipos de violência que podem afetar as mulheres, incluindo a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Além disso, a Sempi apresentou e ajudou a divulgar os canais de ajuda, assim como os endereços de atendimento à mulher em situação de violência.
A gerente de Enfrentamento à Violência contra as mulheres da Sempi, Roberta Mara, pontuou como as participantes do PTia são conscientes de como são peças fundamentais no processo de desconstrução da sociedade que violenta mulheres. “Conversamos com um grupo de pessoas que naturalmente pode ter uma construção social e cultural que possa até reforçar a violência. Ao conversar por meio da palestra, percebi que elas compreendem a violência e que são partícipe nesse processo de desconstrução de uma sociedade violenta”, declarou.
As idosas que compõem o Programa saíram encorajadas a perpetuar tudo que foi reforçado ao longo do momento de trocas, como o enfrentamento a violência. É o caso de Dona Raimunda Martins, que seguiu atenta em toda a palestra, e declarou que a violência contra as mulheres deve ser intervida. “Não só em briga de marido e mulher, temos que sempre meter a colher mesmo, temos que defender umas às outras. Vamos sair daqui ainda mais multiplicadoras das ideias do combate à violência contra nós, mulheres”.
Ela ainda reforçou o recado da divulgação dos canais de ajuda em caso de violência doméstica e familiar. “Se você sabe de algum caso, então denuncie, procure os meios legais e faça isso”.
Canais de Ajuda
Em caso de violência, utilize o Protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, que atende 24 horas por dia através do número de WhatsApp: 0800 000 1673. Se a vítima residir na capital, deve dirigir-se à Casa da Mulher Brasileira de Teresina, localizada na Av. Roraima, 2563 – Aeroporto (64007-150).