A rota dos Ônibus Lilás do mês de março iniciou nesta terça-feira (25), com parada no município de Juazeiro. Nos próximos dias percorrerá as localidades de Campo Maior e Altos (26 e 27 respectivamente), oferecendo serviços de cuidado e informação aos direitos das mulheres.
Os Ônibus Lilás são unidades móveis conquistadas pelas mulheres do campo, da floresta e das águas, e tem como princípio realizar a prevenção à violência doméstica integrado os serviços essências para as mulheres de forma integrada com a rede de proteção às mulheres da região.
No município foi realizado roda de conversa que discutiu os tipos de violência contra a mulher conduzido pela Sempi, ainda ofereceu atendimento psicossocial por meio do Centro de Referência “Francisca Trindade”.
A secretária de Assistência Social do município, Irlen Joyce Moreira, enfatizou a relevância do momento. “Os serviços foram de bastante valia, porque durante a palestra motivou muitas pessoas a quererem o atendimento psicossocial, onde puderam conversar e verbalizar as violências que tem sofrido, além de conseguirem identificá-las”.
A presidente do Sindicato Rural de Juazeiro do Piauí, Irene Dantas, completou destacando que as mulheres rurais são as que mais se beneficiam com os momentos formativos e de cuidado. “A ação é muito boa para o nosso município, porque a localidade precisa de esclarecimento, principalmente para as mulheres trabalhadoras rurais, muitas vezes carentes desse tipo de informação”.
Os homens também marcaram presença no momento, e compartilharam como os aprendizados podem contribuir com o enfrentamento à violência doméstica e familiar, como o morador Raimundo dos Santos declarou. “Para mim, que sou homem, e para outros homens, a violência contra a mulher é um problema sério. Precisamos participar mais de rodas de conversa para aprender a combater essas violações”.
A rota dos Ônibus do mês de março continua, nos próximos dias as localidades de Campo Maior e Altos serão beneficiadas, onde serão ofertados serviços para além do momento da roda de conversa.