Rota de março dos Ônibus Lilás encerra serviços na cidade de Altos

Nesta quinta-feira (27), a rota do mês de março dos Ônibus Lilás finalizou os serviços na cidade de Altos. As  mulheres dos residenciais Primavera e Cézar Leal da localidade foram beneficiadas com diversos serviços de cuidado e informações sobre os direitos das mulheres. 

Ao longo dos últimos dias, a equipe da Sempi e do Centro de Referência “Francisca Trindade” percorreram 3 localidades com os serviços de atendimento e entrega de materiais informativos. Passaram pelas cidades de Juazeiro, Campo Maior e finalizaram os trabalhos em Altos. Para além das rodas de conversa, a população também foi beneficiada com serviços ofertados pelas secretarias dos municípios. 

A  coordenadora da garantia dos direitos dos cuidados e saúde da mulher da Sempi, Tayanne Cavalcante, pontuou que a entrega de serviços dos Ônibus ainda são mais necessárias nas pequenas localidades. “Foi imprescindível a nossa vinda a esses lugares, tanto pelas mulheres quanto pelos profissionais da saúde. Tivemos um bom retorno, e conseguimos perceber que precisamos cada vez mais chegar nesses locais que possuem registros de muitos episódios de violência”

Já a psicóloga do Centro de Referência “Francisca Trindade”, Josélia Brito, chamou a atenção de ampliar a discussão e incluir homens nos debates. “Reforçamos a mensagem e as orientações de não silenciar, e sempre buscar ajuda. E principalmente a ideia de abrirmos o diálogo com os homens, trazer eles para a pauta e discutir sobre a questão da violência. As mulheres devem estar atentas, elas têm direitos, e precisam requerer seus direitos”, destacou.

Em Altos, as mulheres tiveram acesso a emissão de carteiras de identidade, assistência jurídica e muito mais, serviços que garantiram cidadania e dignidade a todas que participaram. 

As ações foram em parceria com o movimento Altos por Elas, que contribuiu na ampliação dos serviços. A vereadora do município, Márcia Beatriz, disse que a ação no bairro foi uma oportunidade de garantir direitos e garantir a troca de informações. “É necessária essa ação em prol das mulheres, no sentido de levar o significado, a importância de discernir o que é a violência e como a acomete. Mas mais do que isso, é uma oportunidade de uma mudança, de uma interferência na sociedade. E somente através de ações pontuais, contundentes, como esta, é que nós vamos conseguir”, disse. 

As mulheres compartilharam com alegria a experiência com os serviços oferecidos pelos Ônibus, como a professora Deuza Maria, que realizou atendimento com a equipe do Centro de Referência “Francisca Trindade”.  “É muito importante nós como mulheres procurar ajuda em caso de alguma violência pelo pelo companheiro, como violência doméstica. É essencial procurar ajuda às pessoas que entendem, como eu fiz hoje”.

 
 

Leia Também