Ao longo da reunião, as representantes puderam apresentar a realidade do município, assim como conhecer os principais projetos desenvolvidos pela representação estadual das mulheres.
Nesta quinta-feira (27), a sede da Secretaria de Estado do Piauí (Sempi) recebeu a visita da secretária municipal de Assistência Social, Elza Paixão, e do Meio Ambiente de Ribeira do Piauí, Janice Costa. O momento foi para discutir projetos e ações a serem desenvolvidas após a sanção da secretaria municipal das mulheres na localidade.
Ao longo da reunião, as representantes puderam apresentar a realidade do município, assim como conhecer os principais projetos desenvolvidos pela representação estadual das mulheres. Na oportunidade, a secretária de Assistência Social de Ribeira do Piauí fez conhecer que recentemente a secretaria das mulheres foi criada no município, e que em breve, será realizada a nomeação da gestora e sancionada.
A gerente de Articulação e Interiorização de Ações de Gênero da Sempi, Adriana Ribeiro, avaliou que a criação dos organismos de políticas para as mulheres nos municípios vem crescendo pela visualização da necessidade de ampliar representações femininas nos territórios.
“A criação de uma Secretaria Municipal da Mulher é realmente um passo significativo para a promoção de políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres. Essa ampliação das secretarias voltadas para a mulher em diversos municípios é um reflexo do reconhecimento, por parte dos gestores e gestoras, da importância da inclusão feminina nas decisões políticas e sociais”, declarou a gerente.
Elza Paixão, secretária municipal de Assistência Social, explicou a motivação de acelerar a criação da secretaria das mulheres no município, assim como a contribuição no diálogo para fortalecer a atuação das políticas para as mulheres. “Há muitas cobranças por parte das mulheres para que haja mais disponibilidade e apoio nessa área. E viemos aqui para buscar mais conhecimento e tentar ativar a nossa secretaria no município”.
Em sua fala, a secretária de Meio Ambiente, Janice Costa, completou destacando que as secretarias agem em parceria para atender as demandas das mulheres de Ribeira do Piauí. “Essa colaboração entre as secretarias é fundamental para que as políticas públicas sejam mais integradas e eficazes. E a criação da Secretaria Municipal da Mulher vai trazer uma nova dinâmica para o trabalho que já realizamos, permitindo que as iniciativas voltadas para as mulheres sejam ainda mais estruturadas e abrangentes”.
Como criar uma OPM?
Para criar um Organismo Público de Políticas para as Mulheres (OPM) no Município, é necessário elaborar um projeto de lei municipal.
As etapas seguintes são essas:
A Secretaria de Estado das Mulheres apoia e acompanha cada passo, visando a ampliação e a melhor atuação destes organismos nos municípios do estado.