A iniciativa oferece formação às lideranças das organizações da sociedade civil.
Nesta quarta-feira (09), a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, participou do lançamento do programa Liderança em Destaque. A iniciativa organizada pela Secretaria de Relações Sociais do Piauí, em parceria com a Secretaria da Administração, visa oferecer formação às lideranças das organizações da sociedade civil para ampliar a participação na construção das políticas públicas e fortalecer o diálogo institucional entre governo e sociedade nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, explicou que a Secretaria das Mulheres caminha junto com o programa, visto que na maioria das organizações sociais são comandadas por mulheres.
“Temos vários editais abertos, tanto a nível de estado como federal e internacional, mas muitas vezes as organizações da sociedade civil não participam porque não têm as condições necessárias de fazer projeto. E esse programa vai possibilitar algumas capacitações para as lideranças comunitárias.
Ela ainda completou destacando as atividades do estado voltadas à participação comunitária nos projetos do governo.
“Nós temos um governo que discute o orçamento participativo, o planejamento participativo, e é importante que essas lideranças comunitárias tenham o domínio para poder reivindicar, para contribuir e sugerir para o estado propostas que fortaleçam as políticas públicas”, reforçou a gestora.
A Seres ainda divulgou que o programa planeja ofertar uma grade de nove cursos, desde “Elaboração de Projetos de Impacto Social” a “Oratória para Lideranças”, voltados para capacitar líderes de organizações da sociedade civil para atuarem de forma estratégica, ética e eficaz na gestão de suas instituições, promovendo ações coletivas e sustentáveis.