Secretária das Mulheres realiza prevenção à violência de genro nos dois dias do “Diálogos pelo Piauí em Picos

Nos dias 11 e 12 de abril, a cidade de Picos recebeu o Diálogos pelo Piauí, evento promovido pelo Governo do Estado que reuniu diversos serviços, debates e orientações para fortalecer comunidades locais. A Secretaria das Mulheres realizou ações voltadas à prevenção da violência doméstica e ao empoderamento feminino, mobilizando e sensibilizando a população da temática.

No primeiro dia, a Secretaria focou em orientar a população sobre os canais de atendimento,tais como 180, a Central de Atendimento à Mulher, através do Watssap 0800 000 1673, Ei,mermã, não se cale!. Com disponibilização de materiais informativos e chaveiros personalizados, a equipe explicou como acessar esses serviços de forma simples. Maria de Jesus da Silva, presidente da Associação Nova Aliança de Pix IX, compartilhou sua opinião: “Eu não sabia como funcionava o zap 0800 000 1643,mas agora entendi que é uma ferramenta que salva vidas . Vou levar essa informação para todas as mulheres da minha rede de contato e além disso procurar saber quando meus representantes municipais irão criar um OPM para fortalecer as mulheres .”

No segundo dia, foi promovida uma roda de conversa ,onde foi abordado sobre a Lei Maria da Penha, destacando direitos e mecanismos legais para proteção contra a violência e este momento foi realizado com a participação de 6 mulheres para realizar uma escuta acolhedora . A secretária estadual das Mulheres reforçou a importância de disseminar essa informação para prevenção da violência doméstica “A Lei Maria da Penha é mais do que um marco legal; é uma ferramenta de transformação social que deve ser acessível a todas.” Esse momento é importante para fortalecer a interiorização dos serviços e o fortalecimento da rede de proteção as mulheres. Durante os dois dias dialogamos com a população da importância do feminicídio zero e divulgação dos canais de ajuda “

Além das discussões, a Secretaria incentivou os municípios que visitaram o stand a criar Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs). Essas estruturas são essenciais para implementar iniciativas locais de proteção e acolhimento. “Um OPM é o primeiro passo para termos políticas públicas eficazes. É uma forma de garantir que a proteção às mulheres comece na própria cidade,” destacou a gerente de articula é interiorização de ações de gênero da SEMPi , Adriana Ribeiro.

A coordenadora da casa da mulher brasileira de Teresina , Andrea Bastos, destacou a importância do evento e do momento exitoso com a rede de proteção às mulheres.

O Diálogos pelo Piauí em Picos impactou mais de 150 pessoas em dois dias na questão de gênero , promovendo serviços e diálogos acerca dos Direitos e Proteção das Mulheres.

 
 

Leia Também