Secretarias das Mulheres e do Esporte dialogam sobre políticas para o fim da violência doméstica

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, esteve reunida, nesta quinta-feira (24), com a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, para dialogar sobre projetos que trabalhem o enfrentamento à violência doméstica.

Ao longo da reunião, as gestoras pontuaram sobre como o esporte é uma importante ferramenta no combate ao feminicídio, e como ações e projetos em parceria com as duas pastas podem contribuir com a vida das piauienses.

Na oportunidade, também foi dialogado sobre a 4ª edição da Corrida contra o Feminicídio, evento promovido pela Sempi, que visa não apenas promover a prática do esporte, mas também promover a conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e campanha Feminicídio Zero nos estádios.

Em sua fala, a secretária Zenaide Lustosa destacou a campanha Feminicído Zero, uma mobilização nacional pelo fim da violência contra as mulheres, e que costumam atuar em campos e em estádios de futebol.

“Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam que em dias de jogos de futebol, os registros de ameaças às mulheres aumentam em 23,7% e os casos de lesão corporal crescem em torno de 20,8%”, revelou.

Ela ainda completou dizendo que é necessário avançar nas políticas de cuidado e enfrentamento à violência.

“Precisamos avançar não só no esporte, mas nos vários espaços, nessa diversidade que é a sociedade, das mulheres diversas. E a gente tem que fortalecer cada vez mais as políticas para que as mulheres continuem vivas, e alcancemos o feminicídio zero”, disse a gestora das mulheres.

Já a secretária dos esportes pontuou sobre como a parceria entre as secretarias contribui com o avanço das políticas para as mulheres.

“Nós somos parceiras aqui no esporte, desenvolvendo ações importantes em vários projetos, sejam ações diretamente com o esporte tanto o Amador, o Sub-20, como também os esportes profissionais, dentre outras ações que desenvolvemos, fortalecendo as políticas públicas desenvolvidas em parceria com as secretarias”, disse Josiene Campelo.

 
 

Leia Também