A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) marcou presença na solenidade de lançamento da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, realizado na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), nesta segunda-feira (13), no campus Torquato Neto. A parceria entre as instituições fortalece o compromisso com ações voltadas à promoção da inclusão, diversidade e combate à desigualdade no ambiente acadêmico e institucional.
Durante o evento, a SEMPI entregou à UESPI o Selo Estadual de Reconhecimento, simbolizando a adesão da universidade ao programa. Esse selo destaca o papel da busc por transformação na UESPI como espaço de construção social, principalmente em temas relacionados à equidade de gênero, raça e diversidade.
A diretora de Articulação, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim, enfatizou a relevância de espaços educacionais na transformação de realidades sociais. “O lar continua sendo o lugar mais perigoso para muitas mulheres. Aqui, na universidade, é onde a mudança começa. Através da educação, construímos novas perspectivas e comportamentos”, afirmou. Ivana também destacou que o programa transcende ações pontuais, propondo uma transformação contínua nos ambientes institucionais.
O Reitor da UESPI, Professor Dr. Evandro Alberto, reforçou o impacto de projetos como o PARFOR Equidade e o Programa de Formação Política para Mulheres, destacando a parceria com a SEMPI como essencial para a ampliação das ações. “Estamos comprometidos com a construção de um ambiente universitário que respeite e valorize a diversidade em todas as suas formas”, declarou.