A Secretaria das Mulheres do Piauí participa de Audiência Pública sobre a importância da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI), representada pela Diretora de Articulação e Ações Temáticas, Ivana Amorim, participou na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí de uma audiência pública com o objetivo de debater a importância da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres, nesta segunda-feira (26).

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2025, o Brasil deve registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama e manter uma alta taxa de mortalidade, o que reforça a urgência de políticas públicas que garantam o acesso ao exame preventivo. A mamografia é reconhecida como a principal ferramenta para identificar a doença em estágios iniciais, aumentando consideravelmente as chances de tratamento eficaz e cura.

“A detecção precoce salva vidas. A mamografia deve ser amplamente divulgada e acessível a todas as mulheres, especialmente as que estão no grupo de risco. A Secretaria das Mulheres está comprometida em fortalecer ações de conscientização e ampliar o acesso aos exames preventivos em todo o estado por isso a rede de saúde presente permitiu dialogar juntas estratégias de ampliar a o acesso ao exame e entrega” destacou Ivana Amorim.

Além disso, a audiência destacou a importância da articulação entre os diferentes níveis de governo, unidades de saúde e organizações da sociedade civil para ampliar o alcance das campanhas educativas e facilitar o acesso aos exames, especialmente em áreas rurais e comunidades vulneráveis do Piauí.

 
 

Leia Também