A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, recebeu, nesta terça-feira (10), representantes da Fundação de Apoio à Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Piauí (FUNTESPI) para discutir parceria em projetos da secretaria, em especial o projeto Lavanderia Lilás, que busca levar mais dignidade às mulheres do Piauí, através de lavanderias comunitárias.
O coordenador do grupo de pesquisa Meio Ambiente, Saúde e Sociedade (MASS) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Vinícius Oliveira, destaca que o projeto Lavanderia Lilás vai empoderar mulheres através de formação em parceria com a UESPI. “Nós estivemos tratando com a secretária de temas importantes, de parcerias, no sentido de estar dando mais agilidade à realização de alguns projetos aqui da secretaria. Especificamente nós tratamos de uma temática muito importante, que é o empoderamento e formação de mulheres, através do projeto Lavanderia Lilás, que vai estruturar lavanderias comunitárias em Teresina e Parnaíba. Para isso, essas mulheres vão receber um processo de formação e os equipamentos precisam ser adquiridos, e a FUNTESPI vem exatamente para isso, para dar agilidade a todas essas questões”, diz.
“Através da Funtespi nós conseguimos trazer professores capacitados que possam auxiliar a Secretaria das Mulheres do Piauí nessa importante ação de lavanderias comunitárias. Essas lavanderias vão dar dignidade às mulheres, ganho econômico e também cidadania. A gente acredita que será um benefício permanente para a comunidade e temos uma expectativa muito positiva pelo projeto”, destaca o vice-reitor da UESPI e superintendente da Funtespi, professor Jesus Abreu.
A professora do curso de Pedagogia da UESPI, Ana Célia, é uma das coordenadoras do projeto. Ela explica que a formação não será somente voltada para o empreendedorismo, mas também para organizar politicamente as mulheres envolvidas. “Essa foi a primeira reunião da Secretaria com a UESPI, com o objetivo de firmar uma parceria para a realização da capacitação das mulheres que vão atuar no projeto Lavanderia Lilás. Para nós é um momento importante, nós vamos proporcionar às mulheres essa formação, elas não vão só participar de um projeto de geração de renda, mas também de capacitação política, capacitação crítica. Essa também é uma forma de fortalecer a organização das próprias mulheres. Por exemplo, em Teresina, o projeto vai ser realizado em parceria com a Associação de Mulheres do Itararé (AMUI), então já existe um processo de organização e esse projeto de formação virá para fortalecer essas mulheres tanto individualmente como coletivamente”, finaliza.
Tags: #LavanderiaLilás, #mulheres, #SEMPI