SEMPI e SASC se reúnem para alinhar construção do Seminário Estadual das Comunidades Tradicionais de Terreiro do Piauí

Nesta sexta-feira (13), representantes da Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participaram de reunião para tratar da construção do Seminário Estadual das Comunidades Tradicionais de Terreiro do Piauí. Promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio da Superintendência de Igualdade Racial e Povos Originários (SUIRPO), o seminário será realizado nos dias 15 e 16 de agosto.

O objetivo do evento é fortalecer as comunidades tradicionais de terreiro, criando grupos de trabalho voltados para a preservação e o respeito a essas culturas. A iniciativa busca não apenas discutir políticas públicas, mas também promover ações de formação e capacitação.

“A gente tá construindo um seminário voltado pras comunidades tradicionais de terreiro, justamente pra iniciar e também consolidar a construção da política estadual voltada pra essas comunidades. A política nacional já existe, foi assinada pelo presidente Lula no início deste ano, e agora estamos trabalhando pra desenvolver essa política aqui no estado. É fundamental que as próprias comunidades participem ativamente dessa construção, né? Que estejam presentes nesse processo, ajudando a montar, discutir, divulgar… porque é uma política feita pra elas, e nada mais justo do que elas estarem no centro dessa elaboração. A gente já realizou algumas plenárias em municípios, em diferentes territórios, e agora queremos reunir tudo isso no seminário, que vai acontecer nos dias 15 e 16 de agosto. Vai ser um momento importante pra consolidar esse processo e garantir que ele seja feito de forma afirmativa e participativa”, explica o coordenador de Políticas Públicas para Populações de Terreiro da SUIRPO/SASC, Doté Thiago Soares.

“Participamos de uma reunião lá na SASC sobre o seminário das comunidades tradicionais de terreiro do Piauí, que vai acontecer agora em agosto. A gente tá colaborando desde a organização até a execução do seminário, e queremos muito mobilizar todas as comunidades de terreiro do estado pra estarem presentes nesse momento. Vai ser uma oportunidade importante pra gente conversar sobre políticas públicas voltadas pra essas comunidades, que muitas vezes são colocadas em situação de vulnerabilidade. E é justamente por isso que nosso apoio, nosso suporte, é tão necessário”, destaca a diretora de Planejamento, Ações Temáticas e Participação Política da Sempi, Ivana Amorim.

O seminário tem como objetivo se consolidar como um marco na promoção de políticas públicas e na valorização das comunidades de terreiro, reafirmando o compromisso com o fortalecimento dessas tradições e culturas no estado.

Tags: ,

 
 

Leia Também