SEMPI articula estratégias para aprimorar coleta de dados do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

Nesta sexta-feira (20), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou mais uma reunião dos comitês da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, para aprimorar as estratégias de coleta de dados do programa. O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria do Planejamento do Piauí (SEPLAN).

“Hoje nos reunimos aqui na SEMPI para conversar um pouco sobre o levantamento de dados dos servidores e servidoras do Estado do Piauí. Essa iniciativa é uma tentativa de unificar os formulários que os órgãos vêm usando pra identificar informações como cor, raça, gênero e cargo das pessoas que trabalham no serviço público. A ideia é entender melhor como tá a questão da equidade dentro do serviço público aqui no Piauí”, explica a Comitê de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Planejamento, Lara Danuta.

Segundo a coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão da SEMPI, Letícia Gualter, a reunião com a equipe da SEPLAN teve como objetivo discutir as melhores estratégias para a coleta de dados, visando aprimorar os processos e alinhar as ações com o modelo de gestão do Governo do Estado, que se destaca pelo uso de tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, de forma prática e assertiva.

“Também estamos buscando essa parceria com a Secretaria de Administração, com o objetivo de aprimorar a gestão dos servidores e servidoras do estado. Dentro desse contexto, é fundamental trazer a sensibilidade de olhar para os dados relacionados às mulheres no serviço público: entender qual o espaço que elas ocupam, especialmente nos cargos de liderança. É muito importante que a gente esteja presente nesse diálogo, junto com os órgãos responsáveis por tecnologia e administração pública, como a Etipi e a Sead. A união com a SEPLAN é essencial, porque eles já têm um trabalho voltado para o cuidado e o olhar estratégico”, destaca.

“Essa parceria tem tudo pra fortalecer a forma como a gente coleta e usa os dados, ajudando a construir um panorama mais claro sobre o perfil dos servidores e servidoras do Piauí. Assim, conseguimos entender melhor o cenário atual e propor ações mais justas e eficazes”, finaliza Letícia Gualter.

O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tem como objetivo melhorar o ambiente institucional, promovendo uma mudança na cultura organizacional e incentivando o engajamento efetivo das equipes, que atuam de forma conjunta para fortalecer a equidade no serviço público do Piauí.

Tags: , ,

 
 

Leia Também