A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) recebeu, nesta sexta-feira (20), a visita de representantes dos municípios de Alto Longá e São Miguel da Baixa Grande. O encontro teve como objetivo principal o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, com foco na reativação de estruturas institucionais e na realização das conferências municipais, etapa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM).
A vice-prefeita de Alto Longá, Socorrinha Campos Soares, esteve presente acompanhada de sua equipe. Durante a reunião, a gestora reforçou o compromisso com a pauta feminina no município.
“Viemos até a Secretaria para conhecer melhor os projetos que podemos levar para o nosso município. A ideia é reativar a Coordenadoria da Mulher, implementar novas ações e também realizar a Conferência da Mulher em Alto Longá. É muito importante fortalecer as políticas públicas para as mulheres na nossa cidade, dar visibilidade e garantir que elas tenham seus direitos respeitados”, afirmou.
A diretora de Planejamento, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim, destacou a importância da articulação entre os municípios e o Estado para garantir o avanço das políticas voltadas às mulheres.
“Socorrinha veio buscar informações para reativar a Coordenadoria da Mulher no município, que já existe por meio de um projeto de lei, e, futuramente, transformar essa coordenadoria em uma Secretaria da Mulher. Além disso, elas estão se organizando para realizar a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Também conversamos sobre os caminhos para acessar recursos por meio do Fundo da Secretaria da Mulher, garantindo autonomia para o município”, explicou Ivana.
Também participou da reunião a psicóloga Dulce, representante de São Miguel da Baixa Grande, que esteve na SEMPI em nome da secretária municipal de Assistência Social, Ilma Damásio. Ela buscou informações e orientações sobre a realização da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.
“Estamos no ano das conferências municipais, um momento essencial para fortalecer as políticas públicas para as mulheres. Foi uma reunião muito rica, com mulheres comprometidas e cheias de representatividade”, concluiu Ivana Amorim.
A SEMPI reafirma seu compromisso em apoiar e orientar os municípios piauienses na construção e consolidação de políticas públicas que garantam os direitos, a proteção e o protagonismo das mulheres em todo o estado.