SEMPI participa da abertura da I Conferência Livre de Mulheres Psicólogas

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta segunda-feira (23), da I Conferência Livre de Mulheres Psicólogas, realizada pelo Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região – Piauí, na Uninassau Jóquei, em Teresina. Com o tema “Mais equidade, mais igualdade, mais conquistas para todas”, o evento integra as etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, em Brasília.

A conferência reuniu profissionais da Psicologia para debater temas fundamentais sobre a atuação das mulheres na profissão e na sociedade. Na ocasião, também foram eleitas as delegadas e suplentes que representarão o Piauí na conferência nacional.

Durante sua fala, Zenaide Lustosa destacou a importância das conferências como espaços democráticos e de escuta qualificada para a formulação de políticas públicas.

“Esse é um espaço fundamental para o fortalecimento da democracia e para garantir que todas as mulheres, em sua diversidade, estejam presentes e atuantes. Esse processo envolve não só as conferências livres, como essa, mas também as municipais e territoriais. E, neste ano, damos um passo ainda mais decisivo no avanço das políticas públicas para as mulheres, não apenas no Piauí, mas em todo o Brasil”, afirmou a secretária.

Zenaide também relembrou a trajetória institucional da política para as mulheres no estado, que culminou na criação da Secretaria das Mulheres:

“Começamos como uma coordenação, depois nos tornamos uma diretoria, uma coordenadoria, e em 2023, vinte anos depois, conquistamos a criação da Secretaria das Mulheres. Isso é resultado de muita luta. Hoje, o Piauí conta com mais de 70 secretarias municipais voltadas para as mulheres, o que representa um avanço significativo. Mas sabemos que não é fácil desenvolver essas políticas e garantir que elas cheguem com força a quem mais precisa.”

A secretária ressaltou ainda que as conferências livres são espaços de estímulo à participação e de construção coletiva, especialmente ao promover a inclusão de diferentes segmentos sociais:

“Esses encontros precisam reunir não apenas categorias profissionais, mas também mulheres indígenas, mulheres do campo, mulheres da periferia… É essa diversidade que deve estar presente nas etapas estaduais e, futuramente, na conferência nacional.”

5ª CNPM

Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025. O encontro é uma realização do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.

A metodologia contempla diferentes etapas preparatórias, como as conferências livres, que começaram em 28 de abril e se estendem até 15 de agosto; as conferências municipais e regionais, entre 28 de abril e 28 de julho; e as conferências estaduais e distrital, de 1º de julho a 31 de agosto.

Para participar, acesse a plataforma Brasil Participativo, onde é possível encontrar cartilhas e guias com orientações para a realização das conferências em cada território. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.

Tags: , ,

 
 

Leia Também