SEMPI realiza oficina “Trilhando Caminhos” para construção do Pacto Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realiza, na próxima sexta-feira (27), a oficina Trilhando Caminhos, com o objetivo de dialogar sobre o Pacto Estadual de Prevenção ao Feminicídio. A iniciativa busca fortalecer as políticas públicas de combate à violência contra a mulher e reduzir os índices de feminicídio no estado. A oficina será realizada das 8h às 13h, com participação restrita a convidados. O deslocamento para o local do evento terá concentração às 7h, na Praça da Liberdade, nas proximidades do Convento São Benedito.

“Estaremos na atividade Trilhando Caminhos, que faz parte da construção do nosso Pacto Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio. Estamos realizando uma escuta com os movimentos sociais, porque acreditamos que esse plano precisa ser construído de forma coletiva, ouvindo quem está na base, quem vive a realidade todos os dias. Teremos a participação de diversas representações de movimentos, e essa escuta é fundamental para garantir que o plano seja realmente participativo e eficaz. A gente só vai avançar no enfrentamento à violência contra as mulheres se essa construção for feita com diálogo e com o compromisso de todas e todos”, destaca a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa.

“As mulheres têm o direito de continuar vivas. Nós merecemos dignidade, cidadania e, acima de tudo, o direito à vida preservada. E minha irmã, não se cale! No enfrentamento à violência, a sua voz é força”, finaliza.

A oficina integra uma série de ações da SEMPI voltadas à interiorização das políticas para as mulheres e à construção de estratégias mais eficazes de prevenção à violência. A escuta ativa da sociedade civil é um pilar central nesse processo, garantindo que o pacto estadual seja um instrumento vivo, comprometido com a realidade e com a urgência de proteger as vidas das mulheres piauienses.

Tags: ,

 
 

Leia Também