SEMPI discute fortalecimento das políticas de saúde para mulheres

Nesta quinta-feira (26), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, acompanhada da equipe da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMPI), reuniu-se com o secretário de Saúde do Piauí, Antônio Luiz, para discutir o fortalecimento das políticas de atenção à saúde da mulher no estado.

Durante a reunião, foram pactuadas ações estratégicas voltadas à qualificação dos profissionais dos hospitais da rede estadual para o atendimento às mulheres em situação de violência, além da ampliação de serviços e integração de dados entre os órgãos.

“Discutimos a importância de uma cooperação técnica para o compartilhamento de dados sobre violência contra as mulheres. A Secretaria de Saúde já realiza esse monitoramento por meio das informações registradas no SUS, e queremos fortalecer esse fluxo”, destaca Zenaide Lustosa.

Outro ponto da pauta foi a ampliação do serviço da Carreta da Mamografia e a possibilidade de levar o programa Saúde Digital para a Casa da Mulher Brasileira. “Falamos sobre a ampliação do acesso ao serviço da Carreta da Mamografia, uma ação da Secretaria de Saúde em parceria com os municípios, que define o cronograma de atendimento nas comunidades. Avaliamos também levar o programa Saúde Digital para a Casa da Mulher Brasileira. O serviço oferece 12 especialidades médicas, como ginecologia, obstetrícia e saúde mental, incluindo psicologia e psiquiatria. As mulheres podem acessar atendimentos, receber receitas e fazer acompanhamento médico diretamente pela plataforma, que está disponível em aplicativo para celular ou computador”, explica.

Ao final, a secretária reafirmou o compromisso da gestão estadual com a saúde das mulheres: “Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais as políticas públicas de saúde voltadas para as mulheres. Seguiremos dialogando com outras secretarias estaduais, com os municípios e com o Governo Federal para avançarmos nesse cuidado essencial.”

Também participaram do encontro a coordenadora do Observatório da Mulher Piauiense, Maria Clara Fernandes, e a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política da SEMPI, Ivana Amorim.

Tags: , ,

 
 

Leia Também