Casa da Mulher Brasileira de Teresina realiza mais de 9 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Teresina é um espaço que une os principais serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência. De janeiro a junho de 2025, a Casa já prestou 9.084 atendimentos. O número reflete o fortalecimento da rede de proteção às mulheres piauienses.

Desde sua inauguração, em março de 2024, a unidade já atendeu 3.232 mulheres. Somente neste ano, 1.295 mulheres buscaram atendimento pela primeira vez na instituição.

Atendimento humanizado e integrado

A CMB presta atendimento humanizado, respeitoso e acolhedor evitando a revitimização. “Na CMB, a mulher ao chegar vai ser atendida por uma profissional especializada, se ela desejar registrar boletim de ocorrência e solicitar medida protetiva, ela fará em um único espaço. Caso a mulher necessite do alojamento de passagem juntamente com os seus filhos ela também terá”, destaca a coordenadora estadual da Casa, Andrea Bastos.

Entre os atendimentos realizados este ano, destacam-se 536 pedidos de medidas protetivas feitos pela DEAM/CMB, com 551 medidas já deferidas pelo 2° Juizado de Violência Doméstica que funciona nas instalações física da Casa.

Organização por cores e serviços oferecidos

Para facilitar a locomoção e o atendimento das mulheres, os serviços da Casa são identificados por cores, conforme os serviços oferecidos:

  • Bloco Lilás: Acolhimento e Triagem, Apoio Psicossocial, brinquedoteca, alojamento de passagem, Promoção da autonomia econômica através do SINE e Instituto de Identificação
  • Bloco Laranja: Serviços da Justiça (2° Juizado de Violência Doméstica Contra a Mulher, Promotoria Especializada da Mulher e Defensoria Pública da Mulher)
  • Bloco Verde: Delegacia Especializada no atendimento à Mulher, Patrulha Maria da Penha, Guarda Maria da Penha
  • Bloco Amarelo: Central de Transportes

Oficinas, Geração de renda e autonomia econômica

Além do acolhimento em situações de violência, a CMB desenvolve ações voltadas à promoção da autonomia financeira das mulheres. Ao longo de seu primeiro ano de funcionamento, foram realizadas 44 oficinas de qualificação profissional, com mais de 900 mulheres participantes, destacamos a 1° Feira de Autonomia Econômica das Mulheres. Em 2025, já foram realizadas 33 oficinas de qualificação, com 343 mulheres participantes. Entre os projetos estão o Programa Qualifica Piauí, Elas Empreendem e o Programa Mulheres Mil.

Atenção permanente às mulheres em todo o estado

A Casa da Mulher Brasileira é o aprimoramento da Lei Maria da Penha, integrando em um único espaço os principais serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência. Em Teresina, a CMB está localizada na Av. Roraima, 2563 – Bairro Aeroporto, e funciona 24h por dia, todos os dias da semana.

Para mulheres de outros municípios, é possível buscar atendimento nos CRAS, CREAS, UBS, Delegacias Especializadas (DEAMGV), Grupamentos da Polícia Militar ou Delegacias de Polícia.

Tags: , ,

 
 

Leia Também