Nesta segunda-feira (14), a Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizaram em Teresina a formação “Atendimento Humanizado: Segurança Pública com Olhar de Gênero”. O objetivo é qualificar profissionais das Forças de Segurança para atuarem de forma sensível e humanizada no atendimento a casos de violência de gênero.
A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência da SEMPI, Jahyra Sousa, destacou a importância da parceria entre as secretarias. “Tivemos a oportunidade de contribuir com mais uma turma dessa formação promovida pela SSP. Apresentamos a estrutura da Rede de Atendimento Especializado, os serviços disponíveis para mulheres em situação de violência, especialmente na capital, Teresina, onde a formação ocorreu”, explicou.
Jahyra também ressaltou que a rede de enfrentamento à violência vai além dos serviços públicos formais, envolvendo toda a sociedade. “Enfrentar a violência é uma responsabilidade coletiva que inclui filhos, filhas, pais, mães, irmãos, amigas e colegas de trabalho. A violência contra a mulher não é apenas um problema jurídico ou de segurança pública, mas um fenômeno social enraizado em uma cultura machista que historicamente confere mais poder aos homens, legitimando o controle e a violência contra as mulheres.”
A coordenadora enfatizou ainda a importância da educação, tanto formal, nas escolas, quanto no cotidiano familiar. “Precisamos refletir: estamos ensinando os meninos a respeitarem as meninas? Estamos dizendo às meninas que têm o direito de sair de relações abusivas, sem culpa ou medo? Nosso trabalho é promover consciência, informação e corresponsabilidade social.”
A parceria entre SEMPI e SSP-PI segue firme na missão de construir um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado às mulheres no Piauí. Outros momentos formativos estão previstos ao longo do segundo semestre de 2025. O calendário das próximas aulas será divulgado em breve.