Secretária Zenaide Lustosa participa da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Miguel da Baixa Grande

A Secretária das Mulheres do Piauí (SEMPI), Zenaide Lustosa, participou, nesta segunda-feira (14), da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Miguel da Baixa Grande. O evento integra as etapas preparatórias para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, antecedendo a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), marcada para setembro, em Brasília (DF).

Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a conferência municipal reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sociais para discutir propostas voltadas à promoção da igualdade de gênero e ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.

Durante a abertura do evento, o prefeito Francisco Bispo destacou a importância histórica da conferência para o município: “A realização da Conferência Estadual tem uma importância enorme. E estar hoje aqui abrindo a Conferência Municipal em São Miguel é algo muito especial, porque era um desejo antigo da nossa população, especialmente das mulheres. Tenho certeza de que, com todo o esforço que estamos fazendo, vamos realizar uma grande conferência — e, mais do que isso, colher frutos concretos ao longo dos próximos anos, com políticas que realmente façam a diferença na vida das mulheres”, afirmou.

A vereadora Cálita Araújo também ressaltou a relevância do momento para o município: “Um evento como esse fortalece a rede, permite discutir avanços e pensar estratégias reais para garantir os direitos das mulheres nos nossos municípios. É fundamental abrir cada vez mais espaços de participação, especialmente em cidades pequenas, onde o machismo ainda é muito presente. Uma conferência como essa mobiliza, conscientiza e impulsiona a criação de políticas públicas efetivas”, declarou.

A coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres, Ilma Damásio, ressaltou a necessidade de fortalecer a escuta e a articulação entre mulheres: “É muito importante esse momento de fortalecimento das nossas pautas com as mulheres do nosso município. Sabemos o que queremos e como queremos, e nossa voz precisa ser fortalecida por meio de políticas públicas que nos representem.”

Ao final da conferência, a secretária Zenaide Lustosa reforçou o papel das conferências como espaços de construção democrática e de fortalecimento das políticas para as mulheres: “As conferências são momentos fundamentais para que o poder público e a sociedade civil reavaliem as ações em curso e proponham novas formas de garantir os direitos das mulheres. Chegar aqui e ver que as mulheres estão fortalecidas, articuladas com a secretaria e engajadas nas políticas, nos permite vislumbrar avanços ainda maiores para todas nós”, destacou.

A participação da SEMPI nas conferências municipais reforça seu compromisso com a ampliação da escuta qualificada nos territórios, valorizando os saberes locais e promovendo o protagonismo das mulheres piauienses na formulação de políticas públicas transformadoras.

Tags: , ,

 
 

Leia Também