A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta quarta-feira (16), visita à sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) para apresentar a nova etapa do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade aos novos servidores e servidoras da instituição. A ação integra a 5ª edição do programa, que tem como foco a promoção da equidade no ambiente institucional, por meio da reformulação de culturas organizacionais e do engajamento de equipes comprometidas com a construção de um serviço público mais justo, inclusivo e diverso.
A SSP-PI participa do Pró-Equidade pela segunda vez, agora em uma fase marcada por abordagens mais dinâmicas, fruto da estruturação promovida pela nova gestão da secretaria. A coordenadora de Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão da SEMPI, Letícia Gualter, ressaltou a relevância da participação da SSP no programa:
“A apresentação do Programa Pró-Equidade à equipe da SSP reforça o compromisso da instituição não apenas com o atendimento à população piauiense, mas também com o cuidado com seu corpo técnico e administrativo. É essencial que as ações de enfrentamento ao racismo, combate à violência contra a mulher e promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+ também alcancem os servidores da sede. A construção de uma segurança pública mais justa e antirracista começa dentro da própria instituição. Recebemos a SSP com entusiasmo nesta nova edição do programa e temos ótimas expectativas para os resultados. Estamos na torcida para que a secretaria conquiste o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça na próxima edição, em março de 2026.”
A gerente de Saúde da Diretoria de Gente e Planejamento da SSP, Lana Lima, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das ações internas da instituição:
“Estamos muito gratos por receber a quinta edição do Pró-Equidade, uma iniciativa essencial para o desenvolvimento de ações mais assertivas e alinhadas com as necessidades do nosso público interno. O programa permitirá o aprofundamento de temas como gênero, raça, diversidade e saúde emocional dos servidores. Essa parceria com a SEMPI será decisiva para consolidar os valores institucionais que buscamos promover: acolhimento, justiça e compromisso com a equidade.”
A participação da SSP-PI no Programa Pró-Equidade reafirma o papel estratégico da SEMPI na articulação interinstitucional e no fomento a políticas públicas estruturantes, que promovam transformações reais nos espaços de trabalho e ampliem o acesso a direitos, respeito e inclusão dentro da gestão pública do Estado do Piauí.
Tags: #mulheres, #SEMPI, PróEquidadedeGêneroRaçaeDiversidade