A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta sexta-feira (18), da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres do Território Vale do Guaribas, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Aroeiras do Itaim. O evento reuniu cerca de cem mulheres, entre gestoras públicas, lideranças femininas, representantes da sociedade civil, forças de segurança e autoridades municipais.
O território do Vale do Guaribas contempla 23 municípios, entre eles: Aroeiras do Itaim, Dom Expedito Lopes, Itainópolis, Santo Antônio de Lisboa, Sussuapara, Vera Mendes, Bocaina, Campo Grande do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Monsenhor Hipólito, Paquetá, Pio IX, Santana do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí e Vila Nova do Piauí.
A conferência faz parte da etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres e tem como objetivo debater os principais desafios da promoção da igualdade de gênero, o enfrentamento à violência contra as mulheres e o fortalecimento das políticas públicas nos municípios do território.
“Esse é um momento democrático, de construção coletiva, em que o poder público e a sociedade civil se encontram para dialogar. Não é apenas sobre propor ações, mas entender os caminhos para fortalecer as políticas voltadas às mulheres. Já estivemos em Amarante, José de Freitas, São Miguel da Baixa Grande e agora em Aroeiras do Itaim. Nossa meta é chegar a todos os municípios do estado, levando a pauta da autonomia econômica, do enfrentamento à violência e da ampliação dos direitos das mulheres nas áreas da saúde, educação e cidadania”, destacou Zenaide Lustosa.
A coordenadora de Proteção às Mulheres da Superintendência de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Tatiane Seixas, destacou a relevância da mobilização regional: “O Vale do Guaribas é um dos maiores territórios do estado. A realização da conferência em Aroeiras do Itaim, mesmo sendo um município de pequeno porte, mostra a força da articulação local. O evento não apenas reuniu quase cem mulheres, como também abriu espaço para a eleição de delegadas à etapa estadual e para a apresentação de propostas concretas aos planos municipais de políticas para as mulheres.”
Representantes da segurança pública também marcaram presença, como o subtenente Alexsandro, comandante do Grupamento da Polícia Militar de Aroeiras do Itaim: “A conferência é essencial para despertar a consciência social, inclusive entre os homens. Precisamos fortalecer uma cultura de respeito, igualdade e combate à violência contra as mulheres.”
O procurador-geral do município, Elianderson Moura, ressaltou o protagonismo feminino na gestão local: “A nomeação de uma mulher engajada para a Secretaria da Mulher foi uma decisão acertada da gestão. A conferência fortalece o conhecimento das mulheres sobre seus direitos e sobre como acessá-los.”
O prefeito de Aroeiras do Itaim, Marciano Macedo, comemorou o sucesso da conferência: “Estou muito feliz com a realização da primeira conferência municipal das mulheres em nosso município. A presença da secretária Zenaide Lustosa e da nossa secretária municipal, Francisca Lisboa, valorizou ainda mais o evento. Tenho certeza de que esse é o início de uma nova fase para as mulheres de Aroeiras.”
Representando as trabalhadoras do campo, Remédios Carvalho, vice-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aroeiras do Itaim, reforçou a importância da mobilização: “Participar dessa conferência nos dá esperança. As mulheres do campo muitas vezes são esquecidas, mas aqui tivemos espaço para falar e para ser ouvidas.”
Já a secretária municipal da Mulher, Francisca Lisboa, destacou o impacto da conferência para o município: “Fortalecer as políticas para as mulheres é um avanço para todas nós. Somos mulheres da agricultura familiar, sustentamos a economia local e lutamos por nosso espaço. Esta conferência é um divisor de águas: ela oficializa que as mulheres importam, e que ações concretas estão sendo planejadas para nos valorizar, seja nas representações públicas ou nos movimentos sociais.”
A Conferência integra a mobilização rumo à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para acontecer em setembro, em Brasília. A iniciativa reforça o compromisso da SEMPI com a interiorização das políticas públicas e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em todo o estado do Piauí.
Tags: #mulheres, #SEMPI, Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulheres, Vale do Guaribas