Nesta segunda-feira (21), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou da 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres do Território dos Cocais, realizada no município de Brasileira. A iniciativa é parte da mobilização rumo à 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e também compõe as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional, prevista para setembro, em Brasília.
O Território dos Cocais é formado pelos municípios de: Batalha, São João do Arraial, Pedro ll, Milton Brandão, Brasileira, Batalha, São José do Divino, Matias Olímpio, Morro do Chapéu, Piracuruca, Teresina e Porto.
Com a participação de representantes de dez municípios, entre gestoras públicas, lideranças femininas e sociedade civil, o evento foi um espaço fundamental de diálogo, escuta e proposição sobre os principais desafios enfrentados pelas mulheres da região. Em pauta: promoção da igualdade de gênero, enfrentamento à violência, autonomia econômica, e o fortalecimento de políticas públicas municipais e territoriais.
“O território dos Cocais é diverso, temos mulheres indígenas, negras, quilombolas. É essencial que esse olhar interseccional esteja presente nas nossas proposições. Foi um momento muito rico de debates e trocas, que fortalece o avanço na criação de secretarias municipais e no compromisso com políticas que garantam vida, cidadania e espaços de poder para todas as mulheres”, destacou a secretária Zenaide Lustosa.
A conferência também contou com a presença do prefeito de Brasileira, Ranieri Mazzini, que reafirmou o compromisso da gestão com os direitos das mulheres: “A mulher tem direito ao respeito, ao cuidado e às oportunidades. E é esse direito que precisamos garantir. A participação da secretária Zenaide aqui fortalece ainda mais essa luta. Nossa gestão está de portas abertas para apoiar as políticas públicas voltadas às mulheres em toda a região.”
Para a secretária da Mulher e Diversidade de Gênero de Brasileira, Maria Eduarda Penafiel, o encontro foi um marco para o território: “Unimos as ideias das mulheres de Brasileira com as experiências e propostas dos outros municípios. Essa troca fortalece as políticas públicas não só no nosso município, mas em todo o estado. É o começo de uma caminhada coletiva que vai gerar frutos.”
A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) reafirma seu compromisso com a interiorização das políticas públicas, garantindo que os direitos das mulheres cheguem a todos os territórios, com participação social, construção democrática e protagonismo feminino.
Tags: #mulheres, #SEMPI, Conferência Regional de Políticas para as Mulheres