A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, esteve nesta quarta-feira (23) em Parnaíba, onde se reuniu com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Anália Priscila, para articular a criação de um Organismo de Políticas para Mulheres (OPM) no município. A iniciativa marca mais um passo no fortalecimento da rede de proteção e promoção dos direitos das mulheres no estado.
Durante o encontro, as gestoras dialogaram sobre a importância de unir esforços entre os entes estadual e municipal para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas às mulheres, com foco no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da autonomia econômica.
“Essa reunião foi muito importante porque trata de somar forças. Sabemos que as mulheres representam um público amplo e, muitas vezes, vulnerável. Fortalecer essa parceria é essencial para construirmos políticas mais eficazes e com maior capilaridade”, afirmou a secretária Anália Priscila.
Na ocasião, a secretária Zenaide Lustosa destacou que o município de Parnaíba está entre os que receberão uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, equipamento estratégico no acolhimento e atendimento a mulheres em situação de violência. A unidade será implementada em gestão compartilhada entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, garantindo atendimento humanizado, multidisciplinar e em tempo integral.
“Agradecemos a receptividade da secretária Anália e o compromisso da gestão municipal com a pauta das mulheres. Parnaíba está se preparando para receber uma Casa da Mulher Brasileira, e essa articulação será fundamental para consolidar tanto os serviços de enfrentamento à violência quanto os projetos de autonomia econômica, como a lavanderia comunitária que será instalada na cidade”, destacou Zenaide Lustosa.
O OPM proposto deverá atuar na articulação e monitoramento das políticas para as mulheres no município, sendo responsável por planejar, executar e avaliar ações de promoção da igualdade de gênero em nível local. A parceria também prevê o fortalecimento da rede de atendimento, o desenvolvimento de projetos sociais e ações de capacitação profissional para mulheres.
A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) segue trabalhando em articulação com os municípios para interiorizar e descentralizar as ações de proteção, enfrentamento à violência e garantia de direitos das mulheres em todo o estado.


