Cabeceiras do Piauí realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com apoio da SEMPI

Nesta sexta-feira (25), o município de Cabeceiras do Piauí realizou sua 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, com o apoio da Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI). O evento representou um importante espaço de escuta, diálogo e construção coletiva de políticas públicas voltadas à promoção da equidade de gênero.

A conferência integra as etapas preparatórias da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e da 5ª Conferência Nacional, prevista para setembro, em Brasília.

Durante a programação, mulheres do município, representantes da sociedade civil e do poder público participaram ativamente de debates e grupos de trabalho voltados à elaboração de propostas nas esferas municipal, estadual e nacional.

A secretária municipal da Mulher, Juliana da Costa, destacou o caráter histórico do momento: “Esta é uma ação de grande importância para todas nós cabeceirenses. Um espaço onde somos ouvidas, ganhamos voz, reivindicamos oportunidades e fortalecemos nossa presença na construção de políticas públicas para as mulheres.”

A primeira-dama e secretária de Administração e Finanças, Mônica Carvalho, também celebrou o marco: “Estamos concretizando a primeira ação da Secretaria da Mulher no município. Um passo essencial para fortalecer e ampliar as ações voltadas às mulheres de Cabeceiras.”

Já o prefeito Zé Filho Nelson reforçou o compromisso da gestão com a pauta: “Este é um momento histórico. A primeira conferência marca o início de um novo ciclo para as mulheres de nosso município, que agora terão ainda mais representatividade e voz nas decisões que impactam suas vidas.”

Representando a SEMPI, a diretora de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Ivana Amorim, ressaltou a importância do engajamento local no fortalecimento das políticas públicas: “A conferência em Cabeceiras marca o avanço das políticas para as mulheres no município. A partir da nomeação da secretária Juliana, em dezembro, as ações vêm ganhando força. A conferência é um espaço de construção, com ampla participação do poder público e da sociedade civil. Não temos dúvidas de que daqui sairão propostas relevantes e potentes.”

A Secretaria das Mulheres do Piauí tem apoiado conferências municipais e regionais por todo o estado, reafirmando seu compromisso com a construção de um Piauí mais justo, igualitário e livre de violência para todas as mulheres.

Tags: , ,

 
 

Leia Também