A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) recebeu, nesta segunda-feira (4), a visita da secretária da Mulher de São João da Fronteira, Alexandra Lima, e da coordenadora de Políticas para Mulheres de Marcos Parente, Morgana Alencar. As gestoras vieram até Teresina para receber os materiais informativos da Campanha Agosto Lilás e alinhar estratégias para a mobilização em seus municípios.
A Campanha Agosto Lilás, promovida anualmente em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, ganha em 2025 um novo destaque: o papel da educação na prevenção do feminicídio. A SEMPI tem incentivado os municípios a promoverem ações integradas com escolas, instituições públicas e comunidades locais.
“Em São João da Fronteira, vamos realizar uma passeata de conscientização, mobilizando a população em prol do combate à violência contra as mulheres”, afirmou Alexandra Lima.
Já Morgana Alencar destacou a importância de levar a mensagem da campanha para os mais diversos espaços da sociedade. “Estamos buscando meios para fortalecer o Agosto Lilás em Marcos Parente. A ideia é levar essa pauta às escolas, repartições públicas e outros espaços, mostrando que a mulher é livre e pode ser o que quiser. Queremos transformar mentalidades e combater toda forma de violência”, disse.
A SEMPI tem atuado em parceria com gestoras municipais para ampliar o alcance das ações e fortalecer a rede de enfrentamento à violência de gênero em todas as regiões do estado.
Na quinta-feira (7), a SEMPI lançará oficialmente a Campanha Agosto Lilás 2025, em alusão aos 19 anos da Lei Maria da Penha. A cerimônia ocorerrá, a partir das 9h, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina. A ação marca o início de um mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.


Tags: #mulheres, #SEMPI, AgostoLilás