A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta quinta-feira (21), da 5ª edição do Conversa de Estado, promovido pela Secretaria Estadual de Administração (SEAD). Com o tema “Inovação Verde: O Piauí na Vanguarda da Sustentabilidade e das Energias Renováveis”, o evento reuniu gestores, especialistas e representantes da sociedade civil para debater estratégias que posicionem o Piauí como referência em tecnologias verdes.
A coordenadora da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência da SEMPI, Jahyra Sousa, destacou a importância de integrar a pauta ambiental às políticas de gênero:
“Esse tema é fundamental também para os debates sobre enfrentamento à violência contra a mulher. O perfil das mulheres em situação de violência, em grande parte, está associado à vulnerabilidade social, baixa renda e moradias periféricas, justamente os grupos mais afetados pelas mudanças climáticas. Por outro lado, essas mesmas comunidades podem ser beneficiadas por políticas e ações de compensação e mitigação dos impactos ambientais. Por isso, a sustentabilidade precisa dialogar com nossas políticas de cuidado, de autonomia financeira e de prevenção à violência”, ressaltou.
A SEMPI reforça seu compromisso em integrar o debate ambiental à agenda de direitos das mulheres, reconhecendo que os impactos sociais das mudanças climáticas exigem políticas públicas inclusivas e intersetoriais.










