SEMPI participa da IV Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí e fortalece articulação das mulheres indígenas

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nos dias 29 e 30 de agosto, da IV Assembleia dos Povos Indígenas do Piauí, realizada no território de retomada João Seco, em Toco Preto, município de Uruçuí. O evento reuniu lideranças e representantes dos povos indígenas piauienses para discutir e reivindicar políticas públicas voltadas às comunidades indígenas no estado.

A programação foi marcada por mesas temáticas que abordaram temas como demarcação de terras, preservação ambiental, regulamentação fundiária, saúde, assistência indígena e educação escolar. Órgãos estaduais como o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), a Secretaria da Saúde do Piauí (SESAPI), a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SASC) e a Secretaria das Relações Sociais (SERES) também participaram das discussões, contribuindo com propostas e encaminhamentos.

No segundo dia, a SEMPI integrou a mesa de mobilização e articulação das mulheres indígenas, onde foi debatida a importância da promoção da autonomia econômica, da preservação cultural e da garantia de direitos. Como encaminhamento, foi definida a criação de uma Rede Estadual de Mulheres Indígenas, voltada para o fortalecimento da cultura, a promoção de direitos e a geração de renda, especialmente por meio do artesanato e da participação em feiras solidárias.

“A Assembleia foi um espaço fundamental de escuta e de construção coletiva. A criação da rede estadual de mulheres indígenas representa um passo importante para garantir voz, visibilidade e autonomia às mulheres indígenas do Piauí”, destacou Érica Aguiar, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Povos Originários e Tradicionais da SEMPI.

Com a participação na Assembleia, a SEMPI reafirma seu compromisso em articular políticas públicas com recorte étnico-racial e de gênero, garantindo que as mulheres indígenas tenham acesso a direitos e oportunidades, fortalecendo suas lideranças e tradições.

Tags: , ,

 
 

Leia Também