SEMPI realiza capacitação do Projeto Teia de Direitos com equipes técnicas

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) promoveu, nesta quinta-feira (04), uma capacitação destinada às técnicas das Diretorias de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Articulação Institucional e Ações Temáticas, além da equipe do Centro de Referência Francisca Trindade. A ação integra o Projeto Teia de Direitos, iniciativa que busca fortalecer e qualificar a rede de atendimento às mulheres em todo o estado.

A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, ressaltou a importância do processo formativo, que prepara profissionais para multiplicar conhecimentos e reorganizar fluxos municipais de atendimento:

“Estamos em mais uma fase da capacitação do Projeto Teia, que dialoga diretamente com a rede dos municípios ao mesmo tempo em que realiza a escuta qualificada dos fluxos locais, para reorganizar os serviços e integrá-los. Nesta etapa, serão capacitados mais de 400 profissionais da rede.”

De acordo com a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SEMPI, Ana Cleide Ferreira do Nascimento, a ação é estratégica para os territórios piauienses:

“O Teia de Direitos vai atuar em quatro territórios — Carnaubais, Cocais, Entre Rios e Serra da Capivara — com formações voltadas a profissionais que estão na linha de frente do atendimento. Hoje realizamos a preparação das técnicas da secretaria que irão desenvolver o projeto nesses territórios. Essa é uma etapa fundamental para garantir uma atuação qualificada e articulada da rede de proteção.”

A gerente da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Estado, Joelfa Farias, destacou o caráter de reciclagem e fortalecimento da formação:

“Nós estivemos revisando os conteúdos do projeto para que possamos multiplicar essa capacitação nos territórios abrangidos pelo Teia de Direitos. Foi um momento de aprimoramento da equipe técnica, garantindo que levemos aos municípios o melhor sobre políticas públicas, violência doméstica e a Lei Maria da Penha. Esse fortalecimento é essencial para a expansão do projeto.”

Para Indira Aguiar, auxiliar administrativa do Centro de Referência Francisca Trindade, a formação é essencial para transformar debates complexos em práticas acessíveis e efetivas:

“Em decorrência da complexidade que é falar de gênero, ainda mais de modo acessível, essa capacitação se torna ainda mais importante. Nos capacitar é também oferecer mais qualidade ao trabalho dos profissionais que irão para os municípios, disseminando informações corretas e fortalecendo a rede de proteção.”

A formação teve como facilitador o sociólogo Weriquis Sales e execução da empresa Executiva Consultoria.

Com esta iniciativa, a SEMPI reafirma o compromisso de ampliar o acesso a direitos, fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e garantir um acolhimento cada vez mais humanizado e eficaz em todo o estado.

Tags: , ,

 
 

Leia Também