Nesta quarta-feira (10), a secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou do Fórum da Mulher, realizado na Câmara Municipal de Luís Correia, que neste ano teve como tema “União Feminina: Cidade Mais Justa”. O encontro se consolidou como um espaço de diálogo, escuta e fortalecimento da representatividade feminina no município.
A programação contou com palestra sobre empreendedorismo e uma roda de conversa voltada ao protagonismo das mulheres na construção de políticas públicas.
Para a secretária Zenaide Lustosa, o fórum representa um avanço no processo de consolidação das políticas para mulheres em âmbito municipal.
“Este é um espaço de escuta às mulheres da sociedade civil e do poder público, que permite avançarmos na construção de políticas voltadas para o fortalecimento da participação feminina. Foram discutidas temáticas como inclusão no mercado de trabalho, saúde da mulher, educação e educação profissional, mostrando que Luís Correia já vem desenvolvendo um trabalho importante e que pode ser ampliado ainda mais”, destacou.
A defensora pública Eleen Brandão também reforçou a relevância da iniciativa:
“A importância desse momento está em iniciar uma discussão para traçar metas e medidas de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Precisamos construir políticas públicas capazes de reduzir e combater esse problema que atinge tantas mulheres.”
A delegada Júlia Leite, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Luís Correia, ressaltou a necessidade de articulação entre os órgãos:
“A polícia atua no caráter repressivo, mas é fundamental que outras políticas sejam implementadas para apoiar essas mulheres após a situação de violência. Precisamos garantir autonomia, segurança e dignidade, para que elas não retornem ao ciclo de violência. Parabenizo a iniciativa das vereadoras de trazer esse debate para o poder público municipal.”
Com a realização do Fórum da Mulher, Luís Correia reafirma o compromisso de integrar diferentes setores da sociedade na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e segura para todas as mulheres.





Tags: Fórum da Mulher de Luís Correia, sempi