SEMPI promove 4º encontro formativo do Programa Pró-Equidade com foco em saúde mental e prevenção ao suicídio

A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) realizou, nesta quarta-feira (17), o quarto encontro formativo da 5ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, voltado para servidores estaduais. O encontro aconteceu no Auditório Maria de Jesus Lima, da Casa da Mulher Brasileira (CMB), em Teresina, com o tema “Prevenção ao Suicídio: a importância do cuidado da Saúde Mental”.

O Pró-Equidade busca implementar medidas de proteção às mulheres, enfrentar o racismo e todas as formas de discriminação de gênero, além de combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

A programação contou com a palestra da psicóloga clínica Amparo Maria da Silva, especialista em Tanatologia e mestra em Saúde da Família, com atuação na área de prevenção do suicídio e valorização da vida. A mediação foi realizada por Josy Brito, psicóloga do Centro de Referência Francisca Trindade e mestra em Sociologia.

“Nós realizamos o quarto encontro formativo do programa, fazendo uma discussão sobre prevenção ao suicídio e a importância do cuidado da saúde mental, pensando que, para o desenvolvimento da política de equidade, precisamos também compreender essas interseccionalidades. Nosso compromisso é entender a saúde mental como uma ação permanente, que exige atenção contínua. Por isso, esse encontro é parte essencial do Pró-Equidade. Agora, seguimos com a apresentação de um painel de dados para que os órgãos signatários conheçam o perfil dos servidores e, a partir disso, possamos planejar ações específicas”, destacou Ayra Dias, coordenadora de Diversidade e Inclusão da SEMPI e gestora do Programa Pró-Equidade.

“De acordo com Durkheim, a sociedade constrói uma consciência coletiva, e isso influencia nossas escolhas e modos de viver. O suicídio é um fenômeno social, um fato social que precisa ser analisado nesse contexto. Esse tipo de debate ajuda a desmistificar o tema e mostra que não se trata de algo que deve ser discutido apenas no Setembro Amarelo, mas continuamente, já que atravessa a nossa existência”, ressaltou Josy Brito, mediadora da atividade.

Com os encontros formativos, a SEMPI reforça o compromisso de articular conhecimento, cuidado e políticas públicas para promover a equidade e fortalecer ambientes de trabalho mais saudáveis e inclusivos.

Tags: , ,

 
 

Leia Também