A Secretaria das Mulheres do Piauí (SEMPI) participou, nesta quarta-feira (17), da abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Piauí, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), em parceria com o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi).
O evento, realizado em Teresina, segue até quinta-feira (18) e reúne representantes da sociedade civil, gestores, especialistas e órgãos governamentais para debater propostas que fortaleçam a proteção e a promoção dos direitos da pessoa idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência tem como objetivo identificar os principais desafios do envelhecimento múltiplo no Piauí, tanto no campo legal quanto nas práticas já existentes.
“A participação da Secretaria das Mulheres na Conferência Estadual do Idoso é de grande importância, pois fortalece o compromisso do Estado com políticas públicas integradas e inclusivas. Garantir que a pauta de gênero esteja inserida nesse debate é essencial para que as especificidades das mulheres idosas sejam consideradas na formulação de propostas. Muitas vezes, elas enfrentam dupla vulnerabilidade: pela idade e pelas desigualdades de gênero. Nossa atuação busca assegurar não apenas proteção social, mas também empoderamento, valorização e garantia de direitos”, destacou Tatiany Alves, coordenadora de Garantia de Direitos e Cuidados para as Mulheres da SEMPI.
A presença da SEMPI reafirma a importância da transversalidade das políticas públicas e do trabalho colaborativo entre os órgãos governamentais, ampliando o alcance das ações e garantindo que as demandas das pessoas idosas sejam contempladas de forma justa e equitativa.

